A busca pela sustentabilidade e melhor aproveitamento dos recursos naturais na construção é uma tendência que tem conquistado cada vez mais pessoas.
Um exemplo disso são os telhados verdes, que utilizam a cobertura de imóveis, ou seja, telhados, lajes para a plantação de vegetação.
O telhado verde não é bem uma novidade, mas podemos dizer que ele está começando a ganhar mais espaço aqui no Brasil. Afinal, lá fora, em países como nos Estados Unidos e Singapura, a construção verde já é uma realidade.
Além de dar um charme especial a casa ou prédio, o telhado verde também traz benefícios incríveis, como um maior conforto térmico e a economia com manutenção de telhas e afins.
Quer conhecer mais sobre ele?
Neste post vamos esclarecer suas principais dúvidas sobre ele: o que é, se é possível construí-lo em qualquer imóvel, de que maneira é feito, como funciona e que benefícios trazem.
Acompanhe!
O que é telhado verde?
Conhecido também como telhado ecológico, ecotelhado, cobertura vegetal ou terraço jardim, o telhado verde é a aplicação de uma camada vegetal sobre uma estrutura preparada adequadamente para recebê-la, tanto em telhados convencionais quanto em lajes.
Essa alternativa paisagística une sustentabilidade, arquitetura, design e utilidade. Com isso, garante maior valorização ao imóvel e traz diversos outros benefícios que serão apresentados mais a seguir.
A ideia não é só decorar o local, como uma espécie de vaso decorativo de plantas. O objetivo é economizar energia e tornar a edificação mais sustentável e amigável ao meio ambiente.
Como funciona o telhado verde?
A princípio, qualquer imóvel pode ter um telhado verde. A camada vegetal pode ser implementada em qualquer tipo de construção (metal, concreto ou madeira) e sua montagem dependerá do tipo de estrutura.
No entanto, é imprescindível que um engenheiro seja contratado para avaliar se a estrutura da obra comportará o peso extra da vegetação.
Basicamente, a estrutura de uma cobertura desse tipo se apoia em nada menos que 7 camadas de materiais. Eles são:
Telhado: a própria lajota que é usada para cobrir a construção serve como base para aplicação das demais camadas;
Membrana à prova d’água: a membrana garante que nenhuma umidade passe para o interior do prédio;
Barreira contra raízes: as raízes de qualquer planta crescem de forma natural. Essa barreira serve para conter esse crescimento e estabilizar o telhado todo;
Sistema de drenagem: é o sistema que vai drenar, ou escoar, a água captada da chuva e impedir vazamentos ou alagamentos no telhado;
Tecido permeável: o tecido permeável logo acima do sistema de drenagem serve como base para colocar a terra que vai receber a vegetação;
Terra: toda plantação precisa de terra. Ela vai logo acima do tecido permeável para manter o sistema vivo a garantir que a planta cresça e respire;
Vegetação: por fim último vem a vegetação, que pode ser grama ou alguma planta específica.
Alguns sistemas de telhado verde são inteligentes o suficiente a ponto de reter um pouco da água de chuva para irrigar a planta em tempos secos.
Vantagens dos telhados verdes
1- Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar das cidades. A vegetação absorve as substâncias tóxicas e a libera oxigênio na atmosfera.
2- Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades.
3- Melhora o isolamento térmico da edificação. Protege contra a alta temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno.
4- Melhora o isolamento acústico da edificação. A vegetação absorve e isola ruídos.
5- Maior retenção da água das chuvas. A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto e ainda filtra a poluição dessas águas.
6- Diminui a possibilidade de enchentes. Como retém melhor a água da chuva, o excesso não vai para as ruas.
7- Ajuda na diminuição da temperatura do micro e macro ambientes externo.
8- Reduz o consumo de energia, e melhora a eficiência energética devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração.
9- Aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas entre outros.
10- Embeleza a edificação e a cidade.
Desvantagens dos telhados verdes
– Necessita de certa manutenção para manter sua estrutura saudável e com boa aparência.
– O Investimento financeiro inicial pode ser alto.
– Restrições quanto à estrutura podem inviabilizar o sistema.
– Necessita de mão de obra especializada para instalação para evitar problemas de vazamento e infiltrações.
Mesmo com pequenas desvantagens, a relação custo-benefício compensa muito. Além disso, as vantagens beneficiam não só os que moram na residência, mas também a sociedade e o ecossistema.
Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens de um telhado verde, veja os exemplos abaixo e inspire-se:
Comentarios