top of page
Logo Irrigamatic
  • Foto do escritorIRRIGAMATIC IND E COM LTDA

Saiba como cuidar do seu jardim em tempos chuvosos

Em épocas chuvosas as plantas que não estão acostumadas ao excesso de chuvas podem acabar se prejudicando no processo. Com isso, é preciso estar atento aos períodos tempestuosos. 


Pensando no melhor para o seu jardim, separamos algumas dicas para que conheça mais sobre o assunto no artigo de hoje. Acompanhe até o final para não perder nada, o cuidado com o seu jardim deve ser uma prioridade. 


Boa leitura! 


Conheça algumas dicas de como cuidar do seu jardim neste período


Quando notar que a sua região chegou na temporada de chuvas ou mesmo que o tempo se encontra nesse estado, já comece a mudar seus hábitos diários. Ou seja, pare de regar de forma periódica e fique atento quanto à umidade do solo. Em caso de amarelamento das folhas será preciso iniciar uma poda para que a planta possa voltar à normalidade. 

Após esta dica, confira abaixo mais algumas para seguir em seu jardim: 


Invista em adubação 


No caso citado acima, o ideal seria providenciar uma adubação melhor para o local, isso garante uma maior fertilidade do solo. Afinal, com uma quantidade substancial de minerais, o lugar proporciona um jardim mais saudável. 


Preparar o solo


Nesse caso a preparação está voltada para outros utensílios como é o caso do tubo corrugado abaixo da terra. Isso permite com que o solo tenha uma drenagem melhor, somado também com a manta bidim e a pedra brita. 

Uso de sombrite 

Está para quem desconhece é uma tela comumente utilizada em estufas, proporciona uma quantidade adequada de luz solar para as plantas e, ainda, diminui a quantidade de água que chega até o solo. Protegendo assim, as raízes de um ambiente encharcado. 


Contrate um profissional


Para qualquer trabalho que não conheça sobre o assunto, o ideal é fazer a contratação de um profissional da área para que todo o processo possa ser realizado da melhor maneira. Com isso, no ramo da irrigação é sempre importante tirar dúvidas e averiguar o solo para que comporte um jardim e, claro, para que forneça as melhores dicas sobre os períodos chuvosos na região.  


Afinal, o excesso de água da chuva é prejudicial? 


Água em si não faz mal às plantas, existem até espécies que precisam de uma quantidade a mais de líquido para se manter saudável e bela. No entanto, qualquer excesso se torna prejudicial, além de lavar os nutrientes presentes no solo, a água de chuva pode acabar apodrecendo as raízes.


Fora isso, a proliferação de bactérias e fungos pode causar o pior para a planta, já que uma terra úmida e quente pode disponibilizar o terreno perfeito para esse tipo de micro-organismo. 

Sendo assim, é preciso estar sempre de olho em seu jardim para mantê-lo o máximo possível em um local que proporcione uma vida saudável às plantas. 


A IrrigaMatic é especialista em irrigação, estando no mercado há mais de 30 anos disponibilizando qualidade no serviço. Se precisa de produtos voltados para cuidados com o jardim também distribuímos. 


Para mais dicas de irrigação e para deixar o seu jardim mais bonito continue acompanhando o nosso blog! 

3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page