top of page
Logo Irrigamatic
  • Foto do escritorIRRIGAMATIC IND E COM LTDA

Recipiente ideal: conheça mais sobre os vasos para jardim

Quando queremos começar no mundo das plantas, com um pequeno quintal ou mesmo em um apartamento, é preciso estar ciente de que estes seres vivos precisam de espaço. Ou seja, os vasos devem estar de acordo com o tipo de vegetação, isso para que seu crescimento seja saudável.


Afinal, a planta precisa de um lugar grande para desenvolver suas raízes de modo a comportar todo o seu tamanho. Pensando nisso, acompanhe o post de hoje para conhecer mais sobre o recipiente ideal de acordo com o seu jardim.


Boa leitura!


Dicas de como escolher o vaso perfeito


A escolha ideal do vaso é importante para todo o seu crescimento, sendo assim, não deve adquirir um recipiente apenas por sua ornamentação e sim levando em consideração outros fatores de importância. Estes sendo o material, o tamanho, o formato, e entre outras características fundamentais para que a planta viva melhor.

Um dos pontos podemos destacar com grande importância é relacionado ao furo logo abaixo. Isso evita o acúmulo de água que pode encharcar a terra gerando o apodrecimento das raízes. Ter essa abertura garante a drenagem do substrato, vasos que não tem essa particularidade causam uma problemática maior já que você terá que realizar o trabalho.

Outro fator que deve ser levado em consideração é relacionado ao material, os vasos de barro e cerâmica são as melhores opções que o mercado tem a disponibilizar. Claro estes sem a impermeabilização do verniz, já que o material ao natural é benéfico para as plantas.

Por fim, o tamanho do recipiente precisa ser proporcional a planta, com isso, fazer trocas periódicas de acordo com o seu crescimento. As raízes precisam de espaço para se desenvolverem, sendo assim, a troca fundamental.


Conheça alguns tipos de vasos


Após conhecer algumas opções de materiais de vasos, separamos outros tão famosos quanto, para entender os seus benefícios e complicações. Acompanhe abaixo a nossa lista:


Cimento

Vasos desse tipo são ótimos para áreas externas, entretanto o ideal é estarem localizados em um local com pouca circulação de pessoas, já que estes em geral são pesados.

Pedra

Assim como os vasos de cimento, os de pedra entram na mesma categoria tanto em peso quanto na escolha do tamanho que deve ser bem maior que a planta.

Vidro

Em geral, os vasos de vidro são ideais para o uso com flores de corte, sendo harmônicos e decorativos. Plantas aquáticas também são perfeitas para acomodar nesse tipo de vaso. Faça sua limpeza com frequência para manter tudo em ordem e a planta em seu melhor estado.

Madeira

Conhecidos como cachepots, estes precisam de outro vaso para complementá-los e, assim, não estragar toda sua estrutura, já que a água acaba apodrecendo todo o recipiente.

É importante destacar que vasos de plástico que são tão famosos por sua praticidade e valor acessível, devem ser evitados.  Com o tempo ocorre uma deterioração maior do material em comparação com os já citados anteriormente. Fora este fato, esses recipientes podem aquecer com a luz solar, atrapalhando assim o cultivo da planta.


Gostou? Continue de olho nos conteúdos do Blog paraná perder nenhuma dica!


A Irrigamatic é uma empresa renomada no mercado de irrigação com toda a parte de paisagismo para proporcionar o melhor aos clientes. Estando há mais de 30 anos atuando na área com maestria para oferecer um serviço de primeira. Para conhecer mais do nosso trabalho entre em contato e já peça um orçamento.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page