top of page
Logo Irrigamatic
  • Foto do escritorIRRIGAMATIC IND E COM LTDA

Lista de plantas rasteiras para forração de jardim

Quando estamos criando um jardim em nossa residência é natural buscarmos pelo máximo de plantas que possam contribuir com o cultivo do solo. Assim, seu avanço é maior, contribuindo com aumento de minerais e vivacidade do solo. Tornando assim, mais propício para o cultivo de diversas plantas. 

Em geral, plantas de forração são aquelas que se desenvolvem com mais rapidez ao longo do solo, a escolha para essas plantas têm como local principal canteiros e jardins extensos. Contribui com possíveis falhas, protegem o solo e as plantas ao longo do terreno. E ainda as plantas rasteiras trazem uma beleza diferenciada para um jardim. 

Com isso em mente, acompanhe abaixo a lista de plantas que separamos para que você tenha as mais lindas e com fácil cultivo plantas para forração. Conheça mais sobre esse tapete vivo que pode fazer a diferença na sua casa. 

Boa leitura!


Conheça a lista de plantas rasteiras e suas diferenciações


Existem diversas plantas de forração, sejam com folhagens ornamentais ou floríferas, a ideia geral é que tudo se entrelace e forme um tapete de proteção e beleza ao longo do jardim. 

Mesmo se morar em apartamento ainda é possível condicionar essas plantas rasteiras, basta colocar em vasos, com os cuidados necessários para que tenha um crescimento saudável em conjunto com as outras plantas do recipiente. 

Confira agora algumas características das plantas de forração e escolha a que melhor se adequa a sua residência. 


Forração com folhagens ornamentais


Nada mais é do que plantas rasteiras para forração apenas com folhagens, em geral, a grande diversidade de tipos de grama para formação do tapete extenso e verde pode ser encontrada aqui. Afinal, são plantas ornamentais que não possuem qualquer tipo de flor compondo a sua extensão. Confira alguns exemplos dessa forração abaixo:


Clorofito 


Uma forragem nativa da África do Sul, com folhagem espessa e com duas colorações conjuntas branco ao centro e verde as pontas, sendo também conhecido como variegadas.  Planta essa que prefere meia sombra, é um tipo de grama, mas que não deve ser “pisada”, ideal para espaços de jardins que as pessoas não transitam para proteger o solo e ornamentar melhor. 


Liriopes



É uma planta nativa da Ásia, muito parecida com a Clorofito, já que sua folhagem também é variegada. No entanto, suas folhas são mais finas e delicadas proporcionando um ar sofisticado ao seu jardim. Além disso, esse tipo de grama é ótimo para locais com luz solar intensa. Existe também a versão de Liriope Verde se preferir algo mais espesso e com o mesmo efeito belo. 


Forração floríferas para jardim  


As plantas escolhidas são de fácil cultivo para que não tenha complicações, sendo que todas as escolhas abaixo aguentam um sol intenso como também meia sombra. E como o próprio nome sugere, a forração florífera é aquela que contém flores rasteiras em conjunto com o verde vivo de folhas e caules extensos.  Conheça agora alguns exemplos: 


Rabo de gato



Nativa da Índia, com um crescimento reptante, ou seja, caule longo, mas que rasteja ao longo do solo, podendo se desenvolver até 20 centímetros. Sua flor acaba sendo um formato peculiar de “espiga”, lembrando assim, um rabo de gato peludo. Da um aspecto único a todo o jardim com sua coloração diferenciada de vermelho rosado.   


Vedélia

 



Nativa do Brasil, toda ornamentada com ramos longos, bastante ramificados e com uma folhagem espessa, o seu estilo de flor é voltado para margaridas e girassóis.

Sendo pequena e com uma coloração amarelada, se torna um belo destaque em meio ao verde intenso. Uma planta ótima para enfeitar o jardim que cresce o ano todo sem nenhuma restrição. Entrando para a lista das forrações com crescimento reptante. 

Além das citadas acima temos diversas outras opções, afinal, existem inúmeras plantas para forração como: 

  • Grama-preta;

  • Tostão;

  • Gota de orvalho; 

  • Vinca-anã;

  • Tapete de neve;

  • Onze-horas. 

E para manter esse jardim nada melhor do que contratar uma empresa de irrigação especializada para cuidar das suas plantas com todo o carinho. Com profissionalismo e confiança de proporcionar um serviço diferenciado para levar vivacidade para a sua área externa.  


A Irrigamatic é uma empresa renomada que se preocupa em proporcionar um serviço de qualidade para você. Entre em contato para conhecer mais. Se quer conhecer mais sobre dicas de jardins continue acompanhando nossos conteúdos. 

2 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page