top of page
Logo Irrigamatic
  • Foto do escritorIRRIGAMATIC IND E COM LTDA

Jardim de suculenta: Como cuidar

As queridinhas de todo amante de plantas pequenas! Com uma grande variedade para você escolher a que melhor lhe agrada. Ou se preferir pode montar um jardim inteiro de suculentas.


É uma excelente opção para quem vive em apartamentos ou não tem muito tempo para se dedicar ao cultivo. 

São plantas conhecidas por sua praticidade e beleza, assim, conheça agora algumas dicas de

como manter essas plantas sem muitas dificuldades.


Boa leitura!


Como cuidar da minha suculenta? 


Mesmo com a simplicidade de uma suculenta existem certos cuidados que podem contribuir para que ela tenha uma vida saudável e boa sem muitas complicações. Aprenda neste artigo a quantidade certa de água que deve ser colocada e ainda curiosidades que talvez não sabia sobre essas plantas, como que mesmo sendo de sombra ela ainda precisa de sol. 


Contribua para que a terra seque


Mesmo que para a rega das suculentas seja necessário molhar apenas a terra, ainda sim o ideal é manter a terra seca com outros meios. Desse modo, adicione areia, pedras ou perlita, o último é um mineral originário da lava vulcânica excelente para o crescimento da planta. Se preferir pode fazer o uso de substrato, este muito usado com cactos, pois tem um excelente sistema de drenagem. 


Nada de borrifadores


O ideal é utilizar um copo ou um regador para molhar a terra com uniformidade. Já que quando molhamos as folhas o resultado pode ser devastador, ficando moles e achatadas em diversas partes. Procure sempre priorizar a planta como uma unidade, já que o crescimento dela depende do seu empenho em cuidar do jeito correto. 


Procure não utilizar vasos de plástico


Mesmo sendo uma opção viável por seu valor acessível, os vasos de plástico não são uma boa opção para manter a suculenta saudável. Esse material atrapalha o desenvolvimento da planta, já que o plástico limita o crescimento da raiz da suculenta.  Priorize vasos feitos de barro ou argila a absorção é maior, ajudando na drenagem e na circulação de ar. 

Quando foi trocar uma suculenta de vaso procure um que tenha esses materiais e que seja pelo menos dois centímetros maior que o anterior. Isso contribui com o desenvolvimento saudável da planta. 


Aprenda a quantidade de água 


Um solo muito úmido pode causar o apodrecimento das raízes da suculenta, então, mesmo sendo uma planta que acumula água é necessário saber dosar a quantidade que deve ser colocada.  

Adicione água até ver escorrer pelo fundo do vaso, e não molhe as folhas. Após esse procedimento volte a regar a terra quando esta estiver completamente seca. Isso pode demorar até mais que uma semana dependendo do tamanho do vaso e da planta. 


Precisam de luz solar


Muitos acreditam que as suculentas não precisam de sol, mas estão enganados. Elas precisam de pouco de luz natural para contribuir com o seu crescimento. Sendo assim, se puder condicione a sua suculenta em uma janela que tenha uma quantidade boa de luz natural e deixe-a desfrutar por um tempo.

Para as alaranjadas e roxa é essencial que sejam colocadas ao sol para receber mais iluminação. Se a sua intenção é manter a suculenta dentro de casa opte sempre pelas verdes.


Gostou das dicas? Para se ter um jardim de suculentas é necessário se atentar a pequenos detalhes para que possa ter sempre as suas plantas lindas e saudáveis. Para mais dicas como essas continue acompanhando o blog da Irrigamatic! 

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page