top of page
Logo Irrigamatic
  • Foto do escritorIRRIGAMATIC IND E COM LTDA

Dicas para cultivar o seu jardim no outono

Com climas temperados e subtropicais é uma das características dessa estação do ano. Sendo assim, sempre quando há alguma alteração brusca de temperatura é necessário alterar as técnicas de cultivo do seu jardim. Se atente às mudanças claras que suas plantas podem apresentar. 


Os dias passam a ser maiores que as noites, com isso, a incidência de luz solar é maior nesse período, mas isso não quer dizer que é mais intensa. Desse modo, o jardim acaba precisando de cuidados extras para que todo o jardim permaneça saudável. 

Pensando nisso, separamos um material imperdível para te ajudar a cuidar das suas plantas nesse intervalo de tempo.


Vamos lá!


Conheça mais sobre essa estação do ano


Nesse período há menos chuvas, e ainda existe um aumento relativo na propagação dos ventos, assim como, a temperatura começa a diminuir. Em geral, essas são as características mais marcantes do outono, no entanto, ela pode agir diferente de acordo com a região que se encontra.  

As plantas respondem a essas variações climáticas de um modo bem peculiar, iniciando um processo de dormência. Esse procedimento pode ser visto com as trocas de folhagem, com as tonalidades alterando de verde para amarronzado, podendo chegar até a tons avermelhados. Assim como, diversas plantas podem perder todas as suas folhas ou parcialmente. 


Controle da irrigação


Se atente para não deixar o solo muito úmido! Faça uma técnica muito útil nesses casos, com o auxílio do seu dedo cheque se a terra está seca, se sim faça a irrigação. Nesse período é crucial que foque em molhar as plantas apenas quando estiver com a terra seca assim o solo não fica muito úmido sem necessidade. 


Plantas para cultivar no outono 


Em geral, há muitas vegetações podem ser plantadas nesse período como beterraba, salsinha, brócolis e repolhos. Assim como, muitas frutas são colhidas no outono, geralmente, são cítricas como laranjas, limões, mexerica, entre outras. 

Já o floreio não é tão comum nessa época do ano, depende muito do tipo de planta, mas existem aquelas que do seu modo florescem sempre em meados de outono como a flor-de-maio, gérberas, tulipas, camélias e margaridas. 


Quando for podar 


Na hora de podar as plantas priorize sempre algo mais simples para não danificar o jardim. Procure retirar apenas os galho e folhas secas para ajudar no crescimento, mas não corte mais do que pequenos reparos nesse período. 


Adubação nesse período 


A adubação no outono não é algo aconselhável, só a cada 30 dias com componentes específicos antes do início do inverno. No entanto, no caso de folhas caídas, priorize deixar esse processo mais natural, com a chamada compostagem.  


Como já dito acima, as plantas nessa estação entram em um estado de dormência, ou seja, os cuidados com as plantas podem ser menores. Afinal, seu metabolismo está mais lento para guardar energia para a próxima estação. Sendo assim, no outro as prioridades são cuidar para que o solo não fique muito úmido para que não atraia pragas de qualquer tipo. 


Para mais informações sobre jardinagem pode contar sempre com a Irrigamatic, uma empresa especializada em irrigação de jardins! Se estiver à procura de uma empresa para automatizar os processos na sua residência não deixe de entrar em contato!  

5 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page