O jardim vertical ou também conhecido como jardim suspenso, é uma proposta paisagística que utiliza a tendência de verticalização, ou seja, em vez de cultivar plantas na parte baixa, como tradicionalmente acontece, ele prevê o uso de estruturas elevadas.
Eles se popularizaram tanto por sua beleza quanto funcionalidade!
O jardim vertical aproveita paredes, varandas e demais ambientes com pouco espaço para construir uma área verde, valorizando o imóvel e deixando o ambiente natural e confortável.
Além disso, é possível planejar um lindo jardim vertical com materiais que você encontra com facilidade. Quer aprender como implementar essa ideia?
Então, continue lendo e confira as principais informações e dicas para acertar no projeto!
Defina o local do seu jardim vertical
O primeiro passo é escolher o local ideal para instalação. Eles podem ser estruturados em varandas, halls de entrada, cozinhas gourmet, jardins de inverno e até banheiros maiores.
Opte por um espaço que seja mais amplo e considere as condições de espaço disponível, área de circulação e até a forma de uso do ambiente. É muito importante garantir a escolha de um ponto estratégico e que ajude a valorizar o jardim.
Escolha as espécies de plantas
Vale utilizar todos os tipos de plantas, como ervas aromáticas, folhagens ou flores — desde que o tamanho da área e dos vasos seja respeitado.
Mas é necessário também levar em consideração todas as questões do ambiente, como a iluminação, a temperatura, a incidência solar e demais pontos.
Normalmente, os jardins verticais são compostos por plantas comestíveis (manjerona, orégano, hortelã e pimenta, por exemplo).
Veja algumas ideias para você escolher as plantas de acordo com a luminosidade:
Lugares com muito sol:
barba-de-serpente;
spargo-pluma;
brilhantina;
flor-de-coral;
orquídea-grapete;
tilândsia;
hera-inglesa;
lambari roxo.
Lugares com pouco sol:
chifre-de-veado;
chuva-de-ouro;
babosa de pau;
flor-de-maio;
liríope;
bromélia;
peperômia;
samambaia.
Como montar seu jardim vertical
É muito importante escolher bem as estruturas para a montagem do seu jardim. Opte por um modelo de acordo com a personalidade da sua casa, encontrando elementos que combinem com a decoração.
Veja algumas ideias:
Treliças e vasos: estrutura metálica que fica em uma parede livre, servindo de suporte para pendurar os vasos;
Jardim suspenso: vasos de diversos tamanhos que podem ser pendurados no teto;
Painel de madeira: comporta vasos de diversos tamanhos e cores;
Garrafas plásticas: garrafas de refrigerante e produtos de limpeza são excelentes alternativas, pois são sustentáveis. Você pode optar por pintá-las com spray e decorá-las com outros materiais alternativos.
Cuide da manutenção
Alguns aspectos devem ser observados para a manutenção e cuidado do seu jardim vertical.
Preste atenção à irrigação de água, verificando semanalmente se a terra está seca ou encharcada. Cheque também se as plantas estão adaptadas ao clima. Se não estiverem, substitua algumas espécies.
Faça a adubação com frequência, utilizando, de preferência, produtos orgânicos e naturais, a fim de não prejudicar o solo.
Por fim, limpe os vasos, retire ervas daninhas e faça reparos para não acumular bactérias e fungos, o que prejudica a saúde das plantas.
Como vimos hoje, o jardim vertical é uma excelente alternativa para criar uma área verde, mesmo seu o seu apartamento ou a sua casa forem pequenos.
Para isso, é preciso saber escolher o local ideal, as mudas certas e garantir os cuidados necessários.
Para ter um resultado mais harmonioso, escolha vasos bonitos e pense na combinação de cores, incluindo detalhes na decoração.
Agora é a sua vez de começar a planejar e estruturar o seu jardim vertical!
Comentarios