top of page
Logo Irrigamatic
  • Foto do escritorIRRIGAMATIC IND E COM LTDA

Como cultivar ipês no jardim?

A beleza das flores proporciona tudo aquilo que procuramos em um plantio, seja como terapia ou mesmo para uma distração momentânea. Mas estar em um local repleto de árvores floridas pode ser o que faltava para animar o seu dia. Toda a tranquilidade e o perfume transformam o lugar em algo mágico!


Com foco nisso, conheça no artigo de hoje como cultivar o seu próprio ipê no jardim de casa ou mesmo em um terreno mais amplo. É importante destacar que sendo uma árvore é preciso conhecer o melhor período para o seu plantio e, claro, ter paciência quanto ao seu crescimento. Esta é uma virtude necessária para um desenvolvimento saudável da sua árvore. 


Desse modo, aproveite a leitura a seguir! 


Conheça o que precisa sobre esta árvore


Para a felicidade dos amantes de plantio, estas árvores brasileiras se adaptam muito bem aos climas diversos, sendo fáceis de se manter uma vida saudável e um crescimento promissor. Abaixo separamos alguns tópicos que contribuem para que tenha um maior conhecimento sobre os ipês. 


Plantio e iluminação rega


É importante para os amantes desse tipo de árvore o seu local de predominância, sendo assim, os ipês são encontrados em matas, centros urbanos e até mesmo estradas. À vista disso, essas árvores são rústicas e se adaptam com maestria diversos tipos de solo. 

Para a sua iluminação a claridade ideal para esta árvore é voltada para sol pleno, com isso caso escolha qualquer uma das cores ela precisa ser mantida com bastante claridade. Quando for colocar uma árvore de ipê no seu jardim priorize um lugar bem iluminado de luz solar para que ela floresça de forma saudável e perdure por muito tempo.


Rega


A rega também entra como um fator de grande importância em qualquer plantio. Desse modo, quando estiver no início regue em abundância a muda de forma frequente, com o passar do tempo é importante diminuir para algo mais moderado. 

Fora que em épocas de seca é necessário manter a planta em um estado de seca após a floração para que se mantenha dentro de uma situação mais natural. Entretanto, apenas diminua a frequência de regas e não pare por completo. Sendo uma árvore que se adapta a diversos climas é importante se atentar às temporadas de seca. 


Variação de cores


Os ipês são hoje árvores muito comuns no território nacional, com isso, pode contar com uma alta variedade de cores para que escolha a mais adequada para o seu jardim. Sendo assim, pode-se encontrar ipês nas tonalidades de rosa, roxo, amarelo, branco e até mesmo esverdeado. As flores proporcionam um ambiente único e com estas colorações trazem mais da primavera para o seu local. 


Saiba sobre o seu cultivo  


Agora que já conhece mais sobre os ipês é necessário ir mais a fundo para saber exatamente o que dá certo na hora do cultivo desta planta. Tanto da parte de adubação como de podas e até mesmo curiosidades. Acompanhe abaixo mais sobre esta planta que encanta gerações. 


Adubação e poda 


Sendo uma planta que se adapta a diversos climas, não há uma necessidade real de fazer uma adubação com frequência. Assim como, podas que podem ser regulares apenas quando há galhos secos e folhas já mortas. 

Agora um dos pontos de grande destaque é justamente o mês de floração destas árvores, existe uma diferenciação quanto às suas cores. Com isso, os ipês em rosa começam a florescer em junho, já os amarelos são propensos a começar em julho, mas podem variar até novembro. E os brancos se iniciam no final de agosto. 

Converse com um profissional para entender se o seu local que você habita pode adequar tal planta. Assim, também pode conhecer mais particularidades neste quesito sobre as outras colorações. 


Como última dica, o plantio dessa árvore também pode ser feito em vasos, mesmo não sendo o mais encontrado, os ipês podem sim estar presente em casas menores dentro de recipientes que se adequem a sua estrutura. Ou seja, é preciso que tenha um até vaso que acomode até 20 litros pelo menos. 


Priorize o uso de brita ou mesmo argila para fazer assim uma camada de drenagem que contribua com o processo de crescimento. Mantenha em sol pleno como já avisado anteriormente e em um local que proporcione uma alta ventilação. 


Gostou? A Irrigamatic é uma empresa especializada em irrigação de jardim e paisagismo, estamos no mercado há mais de 30 anos com foco principalmente em proporcionar o melhor ao cliente. Para conhecer mais sobre o assunto continue acompanhando nosso blog para não perder nada! 

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page