Já pensou como uma plantação consegue se manter sempre linda e cheia de vida mesmo que não tenha um rio por perto? Períodos de estiagens podem pedir por uma irrigação direcionada para que os campos de agricultura sejam irrigados. Esse termo é voltado para que se possa garantir a produtividade e bom desenvolvimento do cultivo.
Existe todo um estudo focado nessa produção e no artigo de hoje iremos conhecer mais sobre isso.
Aproveite a leitura!
O que é agricultura irrigada?
De forma sucinta, a agricultura é voltada para irrigação das raízes de uma plantação. Com técnicas e planejamentos complexos para garantir a irrigação de todo um local mesmo sem uma fonte de água natural próxima.
A irrigação em si é uma prática que procura suprir as deficiências de água do lugar total ou parcialmente. A falta desse recurso pode ser altamente prejudicial ainda mais em locais voltados para agricultura. Tudo é feito para fornecer água de forma artificial para garantir que a plantação se mantenha saudável.
Quais são os principais métodos utilizados?
O método em si, remete a aplicabilidade da água no solo, hoje com a tecnologia atual encontramos diferentes mecanismos para ajudar. Sendo assim, existem quatro métodos que são utilizados atualmente e esses são:
Aspersão
Um sistema que se assemelha à chuva, os dispersores alocados no chão fornecem assim jatos que fazem com que a água caia em gotículas por todo o solo e nas plantas. Na prática podemos encontrar três tipos de sistemas: pivô central, autopropelido e o convencional.
Subirrigação
Nesse caso a irrigação ocorre abaixo da superfície como o próprio nome sugere, com isso o lençol freático promove que toda a cultura fique irrigada com água adequada.
Localizada
Conhecida também como irrigação por gotejamento, esta é posicionada logo abaixo das plantas para proporcionar um alto volume de água para as raízes. Com uma espécie de fita passada por toda a plantação.
Superfície
Como o próprio nome sugere, a água é jogada diretamente no solo, é importante ressaltar que em solos muito permeáveis essa opção não é viável. Já que precisa de medidas de contenção da erosão. Podendo ser encontradas as versões de sistema em declive e em nível.
Vantagens de se usar a agricultura irrigada
Com uma alta eficiência, a agricultura irrigada se adapta bem a todos os tipos de solo, sendo um processo automatizado que traz praticidade ao trabalho. Confira abaixo quais outras vantagens esse sistema pode proporcionar:
Diminui a seca crescente do local;
Estimula o uso de nova tecnologias;
Diminui risco e o aumento da produtividade;
Aumenta a produção agrícola e melhora a qualidade;
Promove a diminuição dos custos de produção;
Aumento da rentabilidade.
Esses são alguns dos benefícios proporcionados pela agricultura irrigada que pode disponibilizar para a sua plantação. Sendo assim, o investimento acaba fornecendo algo inovador para a sua produção.
A Irrigamatic é uma empresa especializada em irrigação de paisagismo e campo esportivo voltada para proporcionar o melhor aos clientes que buscam por qualidade em seus jardins.
Para conhecer mais sobre o assunto continue acompanhando o nosso blog!
Comments