top of page
Logo Irrigamatic
  • Foto do escritorIRRIGAMATIC IND E COM LTDA

Agricultura irrigada: conheças os métodos e vantagens

Já pensou como uma plantação consegue se manter sempre linda e cheia de vida mesmo que não tenha um rio por perto? Períodos de estiagens podem pedir por uma irrigação direcionada para que os campos de agricultura sejam irrigados. Esse termo é voltado para que se possa garantir a produtividade e bom desenvolvimento do cultivo. 


Existe todo um estudo focado nessa produção e no artigo de hoje iremos conhecer mais sobre isso. 


Aproveite a leitura!


O que é agricultura irrigada? 


De forma sucinta, a agricultura é voltada para irrigação das raízes de uma plantação. Com técnicas e planejamentos complexos para garantir a irrigação de todo um local mesmo sem uma fonte de água natural próxima. 

A irrigação em si é uma prática que procura suprir as deficiências de água do lugar total ou parcialmente. A falta desse recurso pode ser altamente prejudicial ainda mais em locais voltados para agricultura. Tudo é feito para fornecer água de forma artificial para garantir que a plantação se mantenha saudável.


Quais são os principais métodos utilizados? 


O método em si, remete a aplicabilidade da água no solo, hoje com a tecnologia atual encontramos diferentes mecanismos para ajudar. Sendo assim, existem quatro métodos que são utilizados atualmente e esses são: 


Aspersão 


Um sistema que se assemelha à chuva, os dispersores alocados no chão fornecem assim jatos que fazem com que a água caia em gotículas por todo o solo e nas plantas. Na prática podemos encontrar três tipos de sistemas: pivô central, autopropelido e o convencional. 


Subirrigação 


Nesse caso a irrigação ocorre abaixo da superfície como o próprio nome sugere, com isso o lençol freático promove que toda a cultura fique irrigada com água adequada. 


Localizada


Conhecida também como irrigação por gotejamento, esta é posicionada logo abaixo das plantas para proporcionar um alto volume de água para as raízes. Com uma espécie de fita passada por toda a plantação.


Superfície 


Como o próprio nome sugere, a água é jogada diretamente no solo, é importante ressaltar que em solos muito permeáveis essa opção não é viável. Já que precisa de medidas de contenção da erosão.  Podendo ser encontradas as versões de sistema em declive e em nível.  


Vantagens de se usar a agricultura irrigada


Com uma alta eficiência, a agricultura irrigada se adapta bem a todos os tipos de solo, sendo um processo automatizado que traz praticidade ao trabalho. Confira abaixo quais outras vantagens esse sistema pode proporcionar:

  • Diminui a seca crescente do local;

  • Estimula o uso de nova tecnologias;

  • Diminui risco e o aumento da produtividade; 

  • Aumenta a produção agrícola e melhora a qualidade;

  • Promove a diminuição dos custos de produção;

  • Aumento da rentabilidade. 


Esses são alguns dos benefícios proporcionados pela agricultura irrigada que pode disponibilizar para a sua plantação. Sendo assim, o investimento acaba fornecendo algo inovador para a sua produção. 


A Irrigamatic é uma empresa especializada em irrigação de paisagismo e campo esportivo voltada para proporcionar o melhor aos clientes que buscam por qualidade em seus jardins.


Para conhecer mais sobre o assunto continue acompanhando o nosso blog!

1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page