top of page
Logo Irrigamatic
  • Foto do escritorIRRIGAMATIC IND E COM LTDA

Adubação orgânica: Conheça sua importância

Quando criamos um jardim ou horta é imprescindível que procuremos diversas formas de como cuidar deste local. O adubo orgânico é uma opção barata e viável para proporcionar um ganho de nutrientes ao solo de forma sustentável. Tudo para que a terra tenha um aspecto mais saudável e possa oferecer um local de cultivo propício, seja para flores ou mesmo frutos. 


Separamos neste post de hoje tudo que precisa saber sobre adubação orgânica e sua importância no desenvolvimento do solo. Acompanhe até o fim para não perder nada,

aproveite a leitura!  


Do que é feito o adubo orgânico?


O adubo orgânico pode ser feito de resíduos de origem vegetal ou animal, esse sendo como folhas secas, restos de alimentos (cascas de frutas, verduras passadas), grama, dejetos de animais, entre outros. Ou seja, tudo que se decompõe pode ser parte da mistura.  Também podem ser adicionados insumos agrícolas para contribuir ainda mais. 


Contextualizando, nada mais é do que uma técnica de fertilização do solo, essa bomba de nutrientes pode contribuir com o desenvolvimento, aumentando a resistência das plantas a pragas e doenças, além de promover alimentos mais saudáveis, se for o caso. 

Os nutrientes que podem ser encontrados são nitrogênio, fósforo, magnésio, carbono orgânico, cálcio, potássio, entre outros. Tudo isso para promover uma melhora significativa do local.  


Qual a sua importância? 


Uma de suas principais funções é justamente tornar a terra produtiva de novo, sendo assim, este é um trabalho fundamental para aumentar a qualidade do solo. Afinal, se trabalha com o cultivo de vegetais e verduras é essencial que a terra esteja em excelente estado. 

Já que os comerciantes acabam plantando diversas vezes em um mesmo local, e acaba sendo necessário que a terra seja sempre “reativada”. Assim, os alimentos ou plantas em geral podem crescer fortes e saudáveis. 


O fenômeno conhecido como ciclagem de nutrientes é justamente o conceito de nutrientes indo e voltando para as plantas, ou seja, a transferência de substâncias de modo cíclico. Como vantagens temos um maior balanceamento da temperatura já que o adubo acaba retendo bastante a umidade no local. 

Além de um terreno aberto você também pode fazer esse processo em menor escala em vasos de planta em sua residência. Tudo para que as suas plantas tenham uma vida mais saudável e possam contribuir com o ambiente. 


Gostou? Agora já sabe como manter o seu solo cheio de nutrientes para que o seu jardim ou plantação permaneça saudável. Comece já a deixar um espaço separado só para contribuir com a melhora significativa do seu terreno. 


A Irrigamatic é uma empresa especializada em proporcionar serviços de irrigação, desse modo, estamos acostumados a lidar com todo tipo de terreno. Para conhecer mais do nosso trabalho pode entrar em contato. E para sempre estar por dentro das dicas de jardinagem continue acompanhando o nosso blog. 

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page