top of page
Logo Irrigamatic
  • Foto do escritorIRRIGAMATIC IND E COM LTDA

5 dicas para deixar a sua horta mais produtiva

Cuidar da terra pode se tornar uma rotina terapêutica para aqueles que buscam refúgio do dia a dia corrido. Uma das melhores opções nesse quesito é justamente investir em uma horta, mas além disso, é preciso que se tenha comprometimento para que ela cresça saudável e ainda contribua com a sua alimentação. 


Já imaginou ter uma diminuição na sua compra mensal? É isso que uma horta pode proporcionar para a sua vida! Com isso em mente, separamos para o artigo de hoje um material imperdível para que conheça algumas dicas de como fazer uma horta mais produtiva na sua residência.


Aproveite a leitura! 


Utilize sementeiras para facilitar


Todo início de horta começa com as sementeiras, este nada mais é do que um utensílio com a aparência de uma bandeja de plástico com diversos copos distribuídos. Esses locais servem para criar os brotinhos das plantas que depois de um tamanho considerável podem ser passados para um canteiro.  É necessário passar por essa etapa sempre que iniciamos uma horta.


Ter um solo saudável


Além de ter, é preciso manter para que suas plantas sempre sejam recarregadas com novos nutrientes, sendo assim, invista em adubo orgânico para colocar de forma periódica em suas plantas. Para melhorar ainda mais, pode fazer em uma composteira doméstica, se quiser saber mais temos um conteúdo voltado para isso aqui

Fazer o próprio adubo com alimentos da sua casa podem ajudar você a se alimentar de forma muito mais saudável e a horta ainda contribui. 


Intercalar culturas 


Essa prática proporciona uma melhora da terra, trazendo diversas vantagens aos jardineiros que intercalam culturas. Ficar sempre com o mesmo tipo de planta pode prejudicar o solo tornando esse infértil. No entanto, é necessário que esse tipo de prática seja estudado a compatibilidade entre as plantas. Em geral, uma não deve atrapalhar o crescimento da outra, por exemplo temos manjericão seguido de cebola.  


Drenagem do solo


Uma das partes mais fundamentais de todo o processo é fazer uma drenagem do solo que está dentro de vasos. Com poucos materiais, toda a água que passa pelo sistema sai de forma livre ao final do vaso sem acumular. Com o vaso já furado é preciso adicionar uma camada drenante com argila expandida conhecida como cinasita. Logo em seguida é preciso usar uma manta bidim para forrar o fundo e por fim adicionar a terra e a planta. 

Além desse método, é recomendado que se utilize brita no fundo do canteiro para a drenagem. Isso evita que as raízes apodreçam e que a terra desmanche. 


Plante na vertical 


Caso tenha um espaço que possibilite um jardim vertical, então invista nisso! Esse método contribui e muito para a sua horta, além de otimizar espaço é possível plantar diferentes tipos de planta nesse local como frutas, legumes e vegetais. Além disso, as plantas alocadas nessa condição recebem mais circulação de ar e por mais vezes conseguem uma porção maior de luz solar. 


Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando o blog da Irrigamatic para conhecer mais sobre plantas e cuidados que são essenciais para o crescimento saudável do seu jardim. Somos uma empresa voltada para o ramo de irrigação com foco em proporcionar o melhor para o seu jardim. 

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page